Carga Horária de estudos - Estou fazendo certo?

VetAprova

VetAprova Publicado 15/08/2018 


Sabemos que em conjunto com a vontade de ser aprovado e de mudar a carreira expressivamente, há a necessidade de consistência de estudo e foco (Vide post "A importância do foco - Breve análise”). Contudo, nem sempre é fácil se manter constante - ainda mais com tantas outras obrigações pessoais. 

Baseado em estatísticas recentes, sabe-se que, atualmente, grande parte dos estudantes de medicina veterinária se interessam por uma especialização em seu último ano de faculdade (5º ano). Porém, a maioria dos recém-formados demoram cerca de um ano para tomar uma decisão a respeito de uma especialização.

Visto isso, a Residência em Veterinária (nas suas diversas áreas) é, sem sombra de dúvidas, a especialização mais atrativa - devido a sua média de remuneração e conhecimento teórico-prático oferecido.

Como a maioria dos interessados nessa especialização são finalistas do curso, ocorre uma descompensação de carga horária. Isso porque, para se tornarem Residentes no ano posterior, os estudantes possuem obrigações - sendo o maior deles oEstágio Obrigatório.

Então, como estudar com um tempo limitado?

Separando em dois perfis, temos as seguintes características:

1) Pessoas que possuem oportunidade de somente estudar

2) Pessoas que trabalham e estudam ao mesmo tempo


Se você se encaixa no primeiro perfil, pode se dispor de 8 horas por dia de estudos, intercalando as matérias durante os períodos do dia (Manhã = SUS; Tarde = Clínica Médica, por exemplo). Isso ajuda na sua organização e rendimento de aprendizagem.

Se você está mais voltado para o segundo perfil, não se desespere. Separar cerca de 2 a 3 horas do seu dia para estudar um conteúdo específico, é uma boa alternativa para não ficar para trás. Lembrem-se: o sacrifício vale a pena.

Bons Estudos!

Vet que Estuda, Vet que Aprova!


 

Voltar ao topo